Este blog, assim como vários outros, trará informações sobre a Imigração para o Canadá - mais especificamente, o processo para Quebéc. Mostraremos todos os passos desde o começo... Afinal, enviaremos nossos documentos amanhã, dia 15/01/2010. Um grande passo para uma nova vida! Sejam bem-vindos!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Adiamos o envio para amanhã... Que novela!!!

Bom, adiamos, pois queremos fazer isso juntos e iremos revisar com calma no sábado.

Lembrei que fiquei fazendo minhas apresentações ontem e nem me toquei de mostrar os primeiros passos, que afinal já começamos a dar!

O Post tá grande, mas acho que vale a pena os iniciantes lerem.

Significado:
imigrar: estabelecer-se numa terra que não é a sua; entrar num país estrangeiro, para nele viver. (Antôn.: emigrar.)

Para quem está interessado em viver no Canadá, a primeira coisa a fazer é entrar no site do governo canadense - http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php. Você irá encontrar toda, ou quase toda, informação necessária para o processo. Lá podemos saber a data das próximas palestras que são dadas na PUC-RJ e em outros lugares de diversas cidades, inclusive em Niterói (para quem é daqui).
Muitas especulações ocorrem quando se trata deste assunto, portanto filtre o que você ouvir e pesquise bastante! O melhor a fazer é estar sempre atento ao site oficial (indicado acima) e participar de pelo menos uma palestra.

Existem vários Blogs como esse, e praticamente todos os autores odeiam ter que sanar dúvidas "bobas" como: "o que devo fazer para morar e trabalhar no Canadá?", "se eu for para o Canadá terei emprego?"... Essa última você também pode encontrar na Internet! Até nos classificados da própria cidade onde tem interesse em se estabelecer. A Internet é tudo! Nós viajamos mesmo para lá - li-te-ral-men-te! Mas claro que nestes blogs, é super válido o debate sobre empregos, as áreas que estão em demanda... Quem está lá tem realmente uma visão melhor, mas como diz a Maura, do "Maura me ajuda!" - comunidade no Orkut que fala sobre este país, e em destaque, sobre Vancouver, BC - cada um terá o seu próprio caminho, visão, oportunidades e sorte. Na verdade, a experiência é única! A "bagagem" de estudos e trabalho que cada um leva, a fluência na língua local, isso tudo fará a diferença de imigrante para imigrante. E algumas pessoas não entendem isso! Querem respostas, soluções imediatas para a vida e isso não tem como! Ninguém vai dar!

Eu digo que a pessoa deve pesquisar muito sozinha, pois já é uma maneira de se virar e ir acostumando, porque "lá fora" é assim que vai ser. Mas isso é muito bom! É crescimento, é atitude e principalmente, liberdade!

Ok, no site do governo você também encontrará um teste Online, onde você saberá sua probabilidade para ser "aprovado" - pois nós todos teremos que ser aprovados, para podermos realizar este projeto.

Então, os passos básicos são: ler e ler tudo sobre, fazer o teste, estudar francês (língua oficial em Quebéc)- no mínimo 150h, e inglês (que não é obrigatório, mas conta pontos*), preencher os formulários e anexar às cópias dos documentos listados (ambos estão na página http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html), e enviar para o escritório que se localiza em SP. Depois disso eles irão nos enviar uma carta informando o recebimento, descontarão o pagamento das primeiras taxas - para estudo deste dossiê, em que pagaremos $390CAD (CAD = dólar canadense) para o requerente principal e $150CAD para a "conjointe de fait" ou esposa. Após análise irão, muito provavelmente, nos convocar para uma entrevista (já aconteceu de não precisarem), afim de avaliar nossos conhecimentos linguísticos e nosso interesse pelo país. Sendo aprovados, receberemos um certificado e por aí vai. Daremos portanto início ao processo federal, com direito a exames médicos, que também barram a entrada dos candidatos, e dando tudo certo, o visto de residente estará logo à frente!
Bom, devo ter esquecido alguma coisa, mas é basicamente isso. Qualquer erro, me corrijam.

A duração costuma ser atualmente de 8 meses a 1 ano, baseado em relatos e especulações. Mas os timelines são diversos (http://www.blur.com.br/blog/timelines/timelines.asp) e a paciência é tudo no momento de espera!

Exemplo de um timeline, retirado do site, http://www.folhadocanada.com/timeline:

Atenção: eles fizeram o processo federal - ou seja, para o Canadá exceto Quebéc. O nosso é para Quebéc, o envio é para São Paulo e houve muitas alterações desta época pra cá. Timeline:

16/10/2006 - Envio de formulário ao Consulado Canadense
18/10/2006 - Confirmação do início do processo
15/02/2007 - Solicitação dos documentos
18/05/2007 - Envio dos documentos
31/03/2008 - Solicitação dos exames médicos
22/04/2008 - Exames entregues em Trinidad & Tobago
06/05/2008 - Pedido de envio dos passaportes

Quando eu encontrar um exemplo do nosso processo, atualizado, incluirei aqui, tá?

*pontos - o governo conta pontos para sua aprovação, exemplo: filhos, nível de francês, uma terceira língua, se já ficou mais de 15 dias no Canadá, idade, profissão etc. Tudo conta ponto.

Espero que tenham gostado. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário